Vitamina B12 x Acne depois do 30 (Astro + Peróxido de Benzoíla)

Postado por Virgínia Gaya ♥
Vitamina B12 pode causar acne?! Sim! E é bem normal ter acne quando se faz necessário suplementar vitaminas do complexo B.


Acne na adolescência é um problema, mas é mais natural e como a maioria do seu círculo de amigos nessa época sofrem de espinhas é mais fácil passar por essa fase. Sei que tem níveis diferentes e sofrimentos diferentes na adolescência e cada um sabe o tamanho do seu problema, mas passar por isso depois dos 30 anos é outra coisa! 

Dia 02/01/15 (aproximadamente), quando começou minha acne no colo, eu jurava que tinha sido algo que comi e que tinha desencadeado essas espinhas, que logo sumiram (2 dias), mas foram subindo para o pescoço mais demoradamente. Quando começaram a subir para o rosto, as que já estavam no pescoço começaram a inflamar, doer e coçar. Jurava que era alguma alergia causada por algo que comi ou por ter saído da dieta.

Como começou a aparecer mais e mais no rosto e o medicamento que estava tomando não estava dando conta do recado (anti alérgico), resolvi marcar dermatologista.

Segunda - feira (12/01/15), depois de várias perguntas e análise do problema, a dermatologista afirmou ser acne provocada pela reposição da vitamina B12. Disse ser muito comum as vitaminas do complexo B causarem espinhas quando há a necessidade de reposição, principalmente se forem injetadas, o que não foi o meu caso, mas tomei uma alta dose via oral indicada pelo meu médico (clínico geral), 1 comprimido de 6 em 6 horas.


O tratamento da B12 terminou ainda em dezembro, mas depois comecei a tomar um polivitamínico, que talvez tenha que suspender se essas acnes não me abandonarem.

Hoje, dia 15 de janeiro de 2015, ainda estou com bastante acne e ela continua surgindo em outros locais do meu rosto.

O tratamento indicado pela dermato foi Antibiótico + Pomada: Astro 500mg + Peróxido de Benzoíla a 10%.

Astro: tomar 1 comprimido por 3 dias, pausar 1 semana, tomar mais 3 dias, pausar 1 semana, tomar mais 3 dias. 9 comprimidos no total.

Peróxido de Benzoíla: passar nas espinhas enquanto elas estiverem comigo.


Já tomei os primeiros 3 comprimidos e algumas acnes já desinflamaram, mas continua aparecendo mais acnes no meu rosto, como falei anteriormente.

Mostro um pouco das acnes (não dá para ver tão bem) no vídeo e falo um pouco do processo todo e no final do vídeo tem um "plus" de uma comprinha que aproveitei para fazer na farmácia quando fui comprar o antibiótico.




Alguém já passou por isso?! Sabiam que uma vitamina poderia causar acne nessa gravidade?

Atualização/Continuação do tratamento (clique aqui)!

Um beijo!

24 comentários:

  1. Dá para perceber bem melhor a acne nas fotos. Tomara que melhore rápido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...nas fotos ficou mais real... mas não deu para captar os pontos amarelos nojentos!! Ainda bem que já está melhorando!! :D
      Bjs

      Excluir
  2. Foi bem forte. Mas logo melhora :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Presentinho do Papai Noel!! hehe
      Mas já está indo embora! \o/
      Bjs

      Excluir
  3. Comecei a tomar em janeiro e notei isso tb. Nem a hematologista acreditou, nunca tinha visto. Esta em toda parte superior (ombros, costas, peito, laterais rosto). Fora que coça e são espinhas e cravos juntos. Tá horrível, parece uma alergia,fora que coça. Ela disse que é pra interromper e quando voltar a tomar ao invés de um por semana tomar 3 x na semana. Parei o último quinta e até agora nada. Vou viajar no carnaval e não sei o que fazer ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, procura uma dermatologista porque o meu tratamento já está quase no fim e ainda estou com as marquinhas das espinhas e no pescoço ainda coça um pouco (depende do calor) e já faz 1 mês e meio que parei a B12 e parei o complexo vitamínico tb.

      As espinhas do meu colo sumiram rápido, as das costas demoraram um pouco mais, mas as do pescoço e rosto (principalmente lateral e testa) demoraram a morrer! E foram 3 doses de antibiótico via oral + peróxido de benzoíla todos os dias!

      Protetor solar, sabonete líquido e hidratante eu pude continuar com o que já usava pois são para pele oleosa/acneica.

      Tomara que teu caso seja mais leve já que eu tomei uma super dosagem! Mas é bem comum a B12 causar acnes sim!

      Bjs

      Excluir
  4. Nossa me identifiquem muito com você, porém minhas espinhas estão concentradas só no rosto, elas coçam muito e ficam doloridas, algumas ficam amarelinhas, já fui em 2 dermatos e nada estou desesperada, a 1 me passou uma pomada da lá Roche e um protetor, não resolveu nada, a 2 fui essa semana e não gostei muito grossa, me passou um antibiótico Tetralysal e uma pomada Epeduo, só o antibiotico esta 170 reais a caixinha, fora o que já gastei com o outro tratamento, não aguento mais gastar dinheiro e continuar na mesma. Gostaria de saber se houve melhora no seu caso? Melhorou? O seu antibiótico é a base de azitromicina? Bjs florzinha!!! Meu email é Carol.bejo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carol, então minhas espinhas foram embora sim! O tratamento funcionou muito! Mas as minhas foram causadas pela vitamina B12. Como não estou mais tomando o tratamento funcionou mto bem! Tentei voltar a tomar o polivitaminico e as espinhas começaram a surgir na testa, então desisti das vitaminas.
      Meu antibiótico Astro é azitromicina diidratada e custou bem baratinho.
      Fiquei com as manchinhas na pele e usando o Klassis elas sumiram, já fiz post do tratamento com o Klassis, falta atualizar para mostrar que minha pele está sem manchas!
      Meu tratamento não foi muito caro pq só tive que comprar o Astro, o peróxido de benzoila a dermato me deu e os outro produtos de cuidade de pele eu pude continuar com o que já usava.
      Espero que dessa vez teu tratamento dê certo!
      Bjs

      Excluir
  5. Incrivel!!!! cai aqui pesquisando o astro! eu tomo b12 e nunca imaginei que era isso que me causava espinhas! alias, nenhum medico me informou isso... eu pulo de medico em medico, e sempre informo o meu caso, tenho deficiencia de b12, jamais irei parar o tratamento desta... mas, pelo menos agora, posso entender o motivo pelo qual, eu tenho espinhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério??! Na primeira médica ela já me falou o que era! Jurava que era alguma alergia!! O pior é que agora dei pra ter espinha... semana que vem vou marcar dermato, acho q consigo ir na próxima semana mesmo...estou desconfiando que o Pantogar está me causando espinhas agora... mas nem se compara com essas da foto... me livrei delas em 1 mês de tratamento! Mas parei com a B12... minha irmã tb tem deficiência de b12 e o médico dela falou que a b12 é mto difícil de detectar a real deficiência... não sei... farei exames novamente e vou pesquisar melhor, pq não quero voltar a ter esse tanto de espinhas não!

      Excluir
  6. Meninxs, compartilho aqui algo que descobri, na semana passada, com a minha médica, clínica com especialização em medicina ortomolecular, homeopática, chinesa e ayurvédica (sim, ela é fera!). A ingestão insuficiente de Zinco (no meu caso também associada a uma reposição de vitamina B12, por conta da anemia), tinha aumentado muito a oleosidade da minha pele e raiz dos cabelos, me causando acne, espinhas e seborreia (e olha que meus cabelos costumavam ser secos), além de provavelnente contribuir para a permanência de outros problemas, como a insônia e uma baixa na imunidade (e na auto-estima porque ninguém merece uma pele acneica depois dos 40!). Agora, além do tratamento ortomolecular para a anemia, por indicação dessa médica, estou repondo também o Zinco para atenuar os efeitos da ingestão da B12 e de todos esses sintomas. Não tem nem uma semana que comecei a tomar o Zinco e parece que todos os problemas já estão melhorando... Não sei se é efeito placebo, mas já percebo a pele e o cabelo bem menos oleosos, além de estar dormindo melhor!! Acho que antes de se consultar com um(a) dermatologista e começar algum tratamento a base de antibiótico ou coisa que o valha, é bom ir a um bom clínico para se assegurar do melhor tratamento pro seu caso. ;-) Segue link de uma matéria que li sobre a questão da deficiência do Zinco: http://www.mindbodygreen.com/0-20058/10-signs-youre-not-getting-enough-zinc.html
    Bjs e melhoras a todxs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas informações Cláudia! O tratamento recomendo pela médica dermatologista foi certeiro, logo minhas espinhas começaram a secar e sumir! A médica olhou todos os meus exames para saber o que receitar. Não sei se tinha algum específico para Zinco, mas fiz uma bateria de exames e tudo estava normal. Eu gosto da homeopatia, pois já fiz tratamento sem acreditar que daria certo e funcionou bastante, mas as outras especialidades eu nunca testei... sei que nenhuma dessas é muito bem vista no mundo da medicina, mas como a homeopatia serviu mto para mim...vai saber..
      Já estou praticamente sem nenhuma espinha... mas obrigada mesmo assim!
      Bjs

      Excluir
  7. Estava tomando pantogar o ano passado e começou a dar exatamente esse tipo de acne, parece alergia, tomei por 2 meses e comecei a tomar eximia fortalize que por mais que dizem que nao ha contra indicaçao minha pele ta pessima, estou tomando a tres meses e cada dia piora mais. Vou parar e ver se melhora. Uso epiduo nas lesoes e um creminho da avene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu fiz o tratamento para espinhas e logo em seguida comecei a tomar o Pantogar?!

      As espinhas sumiram com o tratamento, mas continuou aparecendo uma e outra, sendo que nunca tive espinhas!

      Agora já estou há mais de um mês sem o Pantogar, a incidência de espinhas tem diminuido, mas como ando comendo amendoim (única coisa que sempre fez aparecer espinhas) ainda aparece uma e outra, mas menos do que estava aparecendo qdo estava tomando Pantogar...

      Bjs e bom tratamento!

      Excluir
  8. Gente, preciso tomar B12 de 6 em 6 meses. Ficava exatamente assim, só que agora a minha dermato me passa 15 dias antes um remédio chamado tetralysa. Tomo a medicação 15 dias antes e permaneço tomando o mês inteiro. É punk, já que a b12 custa uma miséria e o tratamento para os efeitos uma fortuna hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, bom saber!! Vou começar a fazer o controle da B12 agora, já q refiz os exames e deu baixa novamente.

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Ando tendo isso já tem um tempo, não fui ainda no dermatologista por preguiça!
    Mas as minhas estão como a sua, no colo, pescoço, costas e no rosto, além delas estou com o rosto muito grosso.
    Mas eu não tomei nenhuma vitamina para reposição, por acaso ela mencionou que poderia ser outra coisa?

    ResponderExcluir
  10. Olá, Virginia!
    Sua pele ainda está livre de acnes?
    Levei um ano de médico em médico, fiz vários tratamentos, mas somente o último médico conseguiu identificar que a B12 estava me dando a reação de acne. Minha pele ficou muito feia, no rosto e pescoço, muito manchada.
    Faço tratamento com antibiótico, no entanto é o doxiciclina, associado a pomada de peroxido de benzoíla e a suspensão do uso da vitamina B12.
    Farei o tratamento por 3 meses, espero que dê certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda faço tratamento para me livrar delas!! Estou tentando repor B12 de outra maneira e fazendo tratamento para acnes que estão bem controladas por enquanto!! Espero que dê certo!! :D

      Excluir
  11. Eu também passo por isso tomei muito complexo b que tem esta vitamina saiu espinhas em toda minha costa, cabeça, pernas e principalmente nas costas que ficaram mais feias e me preocupei muito parei de tomar o complexo b começou a parar de aparecer muito mais ainda aparece faz um perai. Conforme o médico vai ainda aparece e que nas costas vai demorar um pouco pra sumir.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, otima matéria. Estou desesperada, estava achando até que era era estresse e lendo tua matéria me identifiquei. Estou cheia de espinha, tanto no rosto como no pescoço e tomo suplementaçao de b12 também. Esta ai o meu problema. Obrigada pela luz.Vou marcar para ontem uma dermatologista. beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tb me desesperei! Só queria que a B12 não fizesse isso com a gente!

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema por conta da b12. Muitas espinhas no rosto como nunca tive antes,tenho 41 anos e nunca me aconteceu isso dessa maneira, no rosto, no pescoço e nas costas. Pior é que o médico de me receitou a b12 não me alertou sobre isso senão eu nunca tinha começado a tomar.
      Fui ao dermatologista faz 1 semana e ela me receitou o azelan, passar no rosto a noite em dias alternados. Esta secando, mas ainda longe de melhorar
      Minha pele e negra, então as manchas estão muito mais nítidas.
      Infelizmente tenho que fazer um tratamento longo agora.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Conceito Gaya | Layout por A Design