Shedding Hair | Minoxidil e seu efeito inverso!

Postado por Virgínia Gaya ♥
Já ouviu falar de "shedding"? Shedding é o nome que se usa para identificar o efeito inverso do medicamento Minoxidil. Shedding hair significa queda de cabelo na tradução da palavra inglesa para o português.

ATUALIZAÇÃO DO TRATAMENTO 06/2016: CLIQUE PARA VER

Quando comecei a fazer o tratamento com o Minoxidil + Pantogar, nunca tinha ouvido falar que o Minoxidil poderia fazer com que meu cabelo caísse muito mais do que o normal, então fiquei bem desesperada quando esse efeito começou a acontecer. 

Vim para internet e comecei a pesquisar igual louca, mas não encontrava muita coisa, até que uma menina me falou que esse efeito se chamava shedding e eu encontrei vários fóruns e sites falando sobre isso, tanto em inglês como em português.

O fio de cabelo é composto por três fases: crescimento, repouso e queda.

  • Fase Anágena: é a fase de crescimento, pode durar de 2 a 6 e aproximadamente 80% do cabelo está nessa fase.
  • Fase Catágena: é a fase de repouso, dura de 2 a 3 semanas e aproximadamente 1% do cabelo está nessa fase.
  • Fase Telógena: é a fase de queda, dura de 3 a 4 meses e aproximadamente 20% dos fios estão nessa fase.
O Minoxidil age prolongando a fase Anágena, ou seja, faz com que o fio de cabelo permaneça por mais tempo no couro cabeludo.

Porém, em algumas pessoas, ele também age na fase Telógena, ou seja, acelera a queda dos fios e isso é o famoso shedding. Quando o cabelo cai mais porque a fase telógena está acelerada.



Espero que o meu shedding acabe logo e que o Minoxidil faço o efeito desejado: acabe com a queda e tampe os buracos "carecas" da minha cabeça.

Alguém já passou por essa situação, se sim, quanto tempo durou?! Conhecia esse termo?
Post com meus tratamentos:
Minoxidil I
Minoxidil II
Shedding Hair
Pill Food

Uma ótima semana!
Beijos.


24 comentários:

  1. Buracos carecas? Estás vendo teus defeitos com lupa. O cabelo está bem bonito e com aparência de saudável no vídeo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk infelizmente não! :(
      O cabelo tá saudável, mas caindo muito!
      Bjs

      Excluir
    2. Ola!!! Tbm estou passado por isso...Estou usando minoxidil e caindo muito.... muito mais.Teu segundo sheding continua? Da um desespero passar por essa fase. To com medo de ficar sem cabelo, ja estava com pouco.SOCORRO!!! Nessa horas que penso se eh melhor tratar ou deixar seguir o fluxo natural das coisas.

      Excluir
    3. Meu cabelo está ótimo!! Com fios novos. O shedding passou.

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Gostaria de saber quanto tempo em média dura o efeito shedding? E depois da queda do fio, quanto tempo leva em média para nascimento de um novo fio ( considerando um cabelo saudável)? Estou passando por esse problema também, mas não muitas informações. Adoro seu blog, bjos !! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mto pessoal, eu ainda estou com o shedding, mas não tão intenso.

      Pelo que pesquisei assim que acaba uma fase, a outra se inicia, ou seja, assim que cai já nasce outro fio.

      Obrigada pela visita!

      Bjs

      Excluir
  3. Olá, descobri seu blog hoje e adorei! Qto ao cabelo, tenho exatamente o mesmo problema que vc... entradas... a minha do lado direito é pior. Seu post é de março. Vc sentu melhoras com minoxidil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denis, já tem um post mais atual! :D http://www.conceitogaya.com/2015/06/minoxidil-queda-de-cabelo-continuacao.html
      Bjs

      Excluir
  4. será que o latanoprosta tem o mesmo problema? (shedding)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço esse medicamento Bianca. Dá uma olhada na composição, muitos medicamentos para queda de cabelo são feito com minoxidil, se tiver minoxidil pode acontecer, mas é para o bem de seu cabelo, logo passa e começa a crescer novos fios!
      Bjs

      Excluir
  5. Eu tb estou fazendo o tratamento com minoxidil e devo dizer que o meu problema é bem pior que o seu (ainda bem que vc começou cedo) pois eu já estou com calvície no topo da cabeça. O dermatologista falou que se caísse muito cabelo era bom sinal, então acho que vc não precisa se preocupar. Eu notei que cai muito cabelo, no entanto o que cai para mim numa pessoa com cabelo normal sem problemas não é nada. Mas como já tenho tão pouco cabelo o pouco que cai é muito. :( O dermato não pediu análises mas eu fui num endocrinologista e fiquei sabendo que sofro de hiperandrogenismo (excesso de hormonas masculinas) e daí a minha queda e calvície com aparência masculina. :( Então estou tomando vitaminas (ecophane em pó) e reforcei o ómega3 tomando cápsulas de óleo de fígado de bacalhau (que é bem rico em ómega 3 e vitamina D, que são essenciais para manter o cabelo), minoxidil 5% à noite e pílula anticoncepcional com efeito antiandrógeno para equilibrar as hormonas. Como eu li que xampu de cetoconazol 2% tem sido apontado como benéfico na alopécia eu estou usando algumas vezes na semana. E uma vez por semana faço umectação do couro cabeludo com óleo de rícino misturado com óleo de coco. Espero ter resultados muito em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torço para que teu tratamento tenha resultado eficaz!! Não é fácil perder cabelo em quantidade exagerada!! A minha queda já está normalizada, mas meu tratamento continua.
      Cetoconazol é um anti fungico, funcionará se teu coro cabeludo sofrer com fungos (algum tipo de dermatite), senão acho que não faz efeito.
      Já o ricino já ouvi falar bem tb, mas nunca experimentei. Só o minoxidil já está fazendo mto por mim! :D

      Excluir
  6. Ai eu queda de cabelo é muito triste!!!!!!!!! tenho 25 anos e há dois anos tive uma queda de cabelo intensa, caiu muito mesmo, fiz o mesmo tratamento que você, demorou mas consegui normalizar a queda porém de uns meses pra cá meu cabelo começou a cair muito, mas muito muito mesmo, mais até do que antes :( fiz vários exames e deu tudo normal, estou fazendo o mesmo tratamento que antes e acrescentando uma formula nova ao minoxidil, o latanoprosta, super cara diga-se de passagem. Minha medica me receitou também a finasterida, mas estou com medo de tomar pois é um remédio indicado só para homens. Já estou no tratamento faz alguns meses mas não vi resultado algum, pelo contrario. Isso é desesperador!!:(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu resultado demorou, mas aconteceu! Teve um mês que meu cabelo praticamente não caiu, mas agora (entrando no sétimo mês de uso do minoxidil) meu cabelo está caindo novamente, não muito, mas mais do que antes.
      Estou tentando marcar o retorno com minha dermato para saber como vou continuar o tratamento.

      Já vi muitas mulheres comentando que foi receitado o uso do finasterida, não sei dizer sobre efeitos colaterais possíveis, mas fácil consultar um endocrinologista para saber se realmente é necessário.

      Torço para que o teu tratamento tenha um resultado positivo logo.

      Bjs

      Excluir
  7. Olá. Usei aloxidil há dois dias e no dia seguinte de uso já senti uma queda mais acentuada dos fios. Passo a mão e caem tufos de cabelo. Isso é normal? Vi que esse efeito ocorre normalmente depois de 2 semanas de uso, então fiquej preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu shedding foi bem maluco, teve efeito na primeira semana, depois parou, depois voltou e permaneceu por um longo período até sumir e meu cabelo parar de cair por um tempo.

      Agora estou cheia de cabelos novos pela cabeça toda, tá bem chato esse tanto de fio arrepiado..rs mas fico feliz de não ter desistido e agora ter cabelos novos!

      Tem que ter paciência e não se desesperar, uma hora pára e nascem fios novos.

      Mas é bom conversar com teu médico.

      Bjs

      Excluir
  8. Bom dia eu comecei a usar o minoxidil e Pantogar dia 28/12 receitados por dermatologista e ainda estou com efeitos do shedding no começo me desesperei mas também pesquisei muito e vi que era normal. Como os exames deram todos normais e eu estou fazendo tratamento para sindrome de panico comecei a tomar homeopatia para estress e queda de cabelo e já senti uma boa diferença. Tem um homeopata maravilhoso abençoado em Itajai SC e ele manda por sedex e vc pode fazer deposito pra ele super indico !!! Beijos
    Vou deixar meu email para contanto fabijuk@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu moro em Navegantes! rs
      Mas é normal mesmo, meu tratamento será para o resto da vida... :(

      Excluir
  9. Olá,
    estou passando por um problema semelhante comecei a usar o minoxidil ha 3 semanas.. e nessa ultima semana meu cabelo caiu desesperadamente. estou muito abalada com isso. é normal o shedding começar com pouco tempo de tratamento? pelo que voce ja conhece do tema, por quanto tempo em media isso permanece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu começou na segunda semana de uso e durou um mês e meio a dois meses.

      Excluir
  10. Tô na quinta semana de uso, esta caindo muito e mesmo sabendo desse efeito estou muito preocupado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal ficar preocupado e angustiado, afinal era pra parar a queda, e não para aumentá-la! Mas depois passa e aí é só alegria! rs

      Excluir
  11. Olá boa noite!
    Estou usando já tem quase dois meses, uso somente na parte frontal(topete) tava com uma falha boba e comecei a usar minoxidil. Vejo fios bem pequenos mas sinto que falhou mais do que tava, estou meio desesperado porque não tava visível as falhas e agora sinto que tá ralando meu cabelo, embora como eu disse antes ; vejo fios muito pequeninos. Ahhh e só acrescentando meu problema não sei o que foi, creio que foi stress e ansiedade e um pouco de química rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim deu super certo! Já gravei o vídeo para mostrar a diferença do incio do tratamento para agora. É bem visível o resultado! Daqui umas semanas entra no canal e aqui no blog.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Conceito Gaya | Layout por A Design