Peróxido de Benzoíla ou Ácido Salicílico? | 1 semana de tratamento de Acne | Acne depois dos 30

Postado por Virgínia Gaya ♥
Dando continuidade ao meu tratamento de acne que falei no post Vitamina B12 x Acne depois dos 30 resolvi falar um pouco mais sobre o Peróxido de Benzoíla que estou usando no tratamento do meu rosto.


Sempre que ouvia falar em acne, as recomendações eram Ácido Salicílico ou Roacutam, agora com minha acne, percebi que o Peróxido de Benzoíla é muito utilizado no tratamento de Acne.

Fiz algumas pesquisas e percebi que o Ácido Salicílico é utilizado em casos mais amenos da Acne e o Peróxido de Benzoíla nos casos mais graves.

Peróxido de benzoíla:
Este foi um dos primeiros ingredientes conhecidos para tratar a acne. É ideal para quem luta contra a acne mais drástica. Propionibacteria acnes, também conhecido como p. acnes, são as bactérias que são conhecidas por obstruir os poros e provocar acne. P. acnes são sensíveis ao oxigênio. o peróxido de benzoíla age pela adição de oxigênio nos poros, consequentemente matando os p. acnes e desobstruindo os poros. Além disso, ele funciona através da remoção de células mortas da pele de todo o folículo piloso, que na verdade impede que os poros da pele sejam entupidos. Não somente o peróxido de benzoíla servirá para te livrar da acne, mas ajudará a evitar a acne também!
Incômodos efeitos colaterais:
Os efeitos colaterais mais comuns deste produto tendem a ser de pele seca e escamosa e irritabilidade. Vem em diferentes dosagens. 2,5%, 5% e 10%. Muitos que se deparam com extrema secura da pele são os quem começam usando o de 10% de imediato. Um hidratante para a pele livre de óleo e não-comedogênico ajuda na hidratação e evita um pouco o ressacamento. Não comedogenico significa simplesmente que ele não irá bloquear os poros. 

Ácido salicílico:
O ácido salicílico é uma profunda limpeza esfoliante. É ideal para quem tem acne leve. Ácido salicílico, ao contrário do peróxido de benzoíla, atua profundamente dentro do poro e esfolia os forros dos poros da pele, essencialmente, limpando-os e desobstruindo-os. Este produto é voltado para aqueles que tem pele oleosa, e é muito mais suave na pele em relação ao peróxido de benzoíla. Também é muito mais benéfico no combate de espinhas e cravos. O ácido salicílico não tem ação nas bactérias da acne.
Efeitos colaterais indesejados:
Tal como o peróxido de benzoíla, alguns usuários encontram secura e irritação da pele, embora não com o mesmo nível. Além disso, o ácido salicílico está disponível em dosagens de 0,5% e 2%. 

Informações retiradas do site: tratamentos de acne
Outra fonte pesquisada: Denise Steiner - Dermatologista


Como está sendo para mim:

Essa primeira semana de tratamento já teve várias fases diferentes. 

Nos primeiros dias, após a aplicação do Peróxido de Benzoíla, minha pele ardia bastante. Durante o dia ela coçava quando estava muito quente (o calor por aqui está de matar, sensação acima de 40 graus todos os dias)

A inflamação foi saindo e a dor causada por ela também, mas aí veio a dor causada pelo peróxido de benzoíla. A pele ficou extremamente sensível, principalmente na região da testa. Água já ardia a essa áre. 

Nos últimos dias dessa semana a ardência praticamente sumiu, a coceira ainda existe um pouco no pescoço, mas o aspecto da pele já melhorou bastante!

Hoje (22/01/2015) volto a tomar o antibiótico e continuo passando o peróxido de benzoíla a noite. Acredito que quando for tomar a terceira dose do antibiótico, nem esteja mais usando a benzoíla. 

Não vejo marcas deixada pelas espinhas (onde elas já sumiram) e espero não ver! 



Assim que tiver mais alguma novidade eu atualizo vocês.

Beijos. 

17 comentários:

  1. Post completíssimo! Adorei!! Parabéns!! Tenho espinhas e não dou muita bola, acho que agora vou tratar melhor elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juliana!! Melhor não dar bola do que ser encanada com isso!! Mas cuidar da pele com espinhas é interessante para não deixar marcas futuras...
      Bjs

      Excluir
  2. Devias ter colocado um WARNING! antes de mostrar as fotos tão de perto, ahahahahah! Parece que a pele está melhorando, mas no teu vídeo anterior só conseguia olhar para a espinha da tua testa. Acho que a luz estava refletindo nela. Gostei da locação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk fazer o que...estavam bem piores no vídeo anterior!! Essas fotos nem estão tão disgustin assim.. hehe
      Eu mexi em algumas coisas na hora da edição para experimentar... percebeu a diferença comparando ao vídeo de aniversário?!

      Bjs

      Excluir
  3. Seu tratamento esta igual ao meu! ASsim como o seu rosto... Voce utiizou algum Um hidratante para a pele livre de óleo e não-comedogênico ajuda na hidratação e evita um pouco o ressacamento?
    (Copiei! rs! pq essa parte nao foi passada pra mim, eu so descobri lendo aqui! eu tenho passado as ultimas semanas meio que trancada morrendo de vergonha do rosto! escamando, sera pior!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dermato me recomendou continuar com o meu tratamento normal. Limpo o rosto com um sabonete específico para pele oleosa sensível pela manhã e uso um hidratante para pele oleosa tb. O da vichy que já tem post por aqui. Mas confesso que nem usei mto hidratante para a pele descamar mesmo e sumir com as espinhas, só qdo repuxou mto eu passei o hidratante.

      A noite lavava o rosto novamente e aí só passava a benzoila... água termal qdo repuxava mto...

      Ainda bem que eu não me traumatizei... ehehe só está chato que continua aparecendo espinhas, coisa que não tinha há mto e mtos anos! :( Quero ver o q dá para fazer para acabar com isso..pq fico metendo a unha nelas! :O

      Excluir
    2. eu a vida inteira fiquei traumatizada... e ja fiz inumeros tratamentos! gastei mto dinheiro!!!! e nunca entendi pq nada deu certo! e nunca, nenhum medico falou da b12 comigo!
      pelo menos agora ja sei e vou tentar equilibrar! eu tb to procurando um nutricionista pra entrar com alimentação e outras vitaminas pra equilibrar essa parte e tentar parar com medicamento.
      mas me senti confortada aqui no seu blog! rs

      Excluir
    3. Aii que bom que pude te ajudar Nat!! Melhor conseguir a vitamina pela alimentação né?! Tomara que consigas te livrar desse problema!
      Já tentasse ruacutan? Acho que é a última alternativa em casos graves de espinhas, mas é um medicamento tão forte que dá medo! hehe
      Bjs

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde, Virgínia.
    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog, bastante interessante e instrutivo.
    Estou passando pelo mesmo problema, porém um pouquinho mais agravado devido a aplicação da B12 intramuscular. Comecei ontem o mesmo tratamento que o seu, por indicação do meu dermatologista. Procurei a continuidade destes vídeos, mas não encontrei. Quanto tempo levou obter uma melhora perceptiva? Sua pele ficou muito manchada depois?
    Realmente é muito fuim se ver dessa forma,tb estou evitando maquiagem eo que é mais difícil: não cutucar as espinhas!!
    bjs
    Michelle

    ResponderExcluir
  6. Olá Michelle, muito obrigada, fico feliz que tenhas gostado do blog!
    Eu acabei esquecendo de fazer um vídeo especifico para mostrar o final do tratamento, mas esse post é a continuação do tratamento: http://www.conceitogaya.com/2015/03/klassis-manchas-e-melasma.html
    Tem vídeo e falo sobre minha saga com as espinhas!

    Depois do retorno ao dermatologista, fiz mais um vídeo mostrando meu tratamento de tentativa de eliminar as espinhas: http://www.conceitogaya.com/2015/06/vitacid-acne-tretinoina-clindamicina.html

    E agora preciso fazer mais um para relatar um acontecimento que já vou te contar. Tive que tomar um anti inflamatório para um problema na região lombar e comprei sem olhar a composição, e ele tinha B12, logo já foi enchendo de espinhas no meu colo novamente, apliquei melaleuca e no rosto continuei fazendo o tratamento normal, as espinhas sumiram, mas fiquei assustada, achando que ia passar novamente por tudo que passei em janeiro!

    Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida é só deixar nos comentários que eu respondo com o maior prazer!!

    Um ótimo tratamento para ti!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. O "correto" segundo os médicos, para o meu caso é anticoncepcional, mas sou contra e não uso.
    Estou usando benzoíla também, faz milagres praticamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mtas vezes o anticoncepcional é usado para regular os hormônios. Ainda bem que a benzoíla funciona contigo, comigo tb foi mágica, mas foi aliada ao antibiótico. Bjs e bom tratamento!

      Excluir
  8. Seu tratamento com azitromicina ou astro deu resultado positivo???

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Conceito Gaya | Layout por A Design